quarta-feira, 29 de junho de 2011

DOM JACINTO EM ROMA

Papa entregará Pálio Sagrado a Dom Jacinto nesta quarta-feira

O chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, está em Roma, na Itália, em preparação para a Entrega do Pálio por parte do papa Bento 16, na Celebração Eucarística a ser realizada na Basílica de São Pedro, nesta quarta-feira (29), dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo.
A cerimônia será a oficialização da consagração do chanceler como Arcebispo Metropolitano. Além de membros de sua família, estarão presentes na ocasião representantes da Arquidiocese de Pelotas, da UCPel e da sociedade civil.
A cerimônia será transmitida pela TV Canção Nova, a partir das 4h30min da quarta-feira (29), pelo horário de Brasília. Em Roma, a solenidade ocorre às 9h30min.
Dom Jacinto Bergmann foi nomeado primeiro Arcebispo Metropolitano de Pelotas no dia 13 de abril, quando o papa elevou a Diocese da cidade a Arquidiocese Metropolitana.
O que é o Pálio:
Denominado Pallium em latim, é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5 centímetros de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta: quatro no colarinho e uma em cada um dos apêndices. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Para fazer os pálios, elas utilizam a lã dos dois cordeiros que são ofertados ao papa anualmente, no dia 21 de janeiro, pois neste dia celebra-se a Solenidade de Santa Inês, jovem mártir cristã dos primeiros séculos. Uma vez confeccionados, os pálios são abençoados pelo papa, guardados numa arca junto ao túmulo do Apóstolo São Pedro, o primeiro pontífice, e entregues pelo próprio papa no dia 29 de junho de cada ano aos arcebispos nomeados após a celebração do ano anterior. O uso do Pálio, que nos primeiros séculos do cristianismo era exclusivo dos papas, passou a ser concedido aos metropolitas a partir do século 6, tradição que vigora até os nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário